quinta-feira, maio 21, 2009

A SIDA e a economia mundial

Numa animada aula de Imunologia em que se falava de SIDA, comecei a discutir com a minha colega a teoria de que quanto mais estéril o ambiente em que vivemos, menores as nossas defesas imunológicas e maior a probabilidade de desenvolvermos alergias, e maior a nossa susceptibilidade a infecções.
Ora disto chegamos também à conclusão de que as grandes epidemias (peste negra, e até talvez o genocídio, embora claro que não dentro da categoria de epidemias) poderão ser encaradas como mecanismos naturais de luta contra a superpopulação.
Ora se a Natureza é tão sábia e parece ter as suas próprias regras para pôr tudo nos conformes, o que é que nós estamos para aqui a fazer ao lutar contra ela? Será que a nossa luta contra a morte uma batalha pela causa errada? Estaremos a fazer o mal pensando estar a fazer o bem?
A população portuguesa (e mundial, vá) está envelhecida, toda a gente sabe.
A economia vai de mal a pior com a crise e o dinheiro para as reformas vai escasseando porque a situação é tal que a população activa está muito diminuída, e agora com o desemprego e com a quantidade de fundos de desemprego a serem recebidos... Ou seja, os cuidados médicos ao prolongar a vida dos pacientes estará a fazer bem? Sendo que esse paciente terá uma qualidade de vida cada vez mais baixa? Estaremos a fazer bem ao prolongar a vida ou apenas a contribuir para a deterioração da economia? E o valor de uma vida é maior ou menor que o valor da economia mundial?
Bottom line is: Matem os velhotes! (?)

(notar a grande quantidade de ironia nesta última frase por favor, que eu (ainda) não sou a exterminadora implacável...isso só quando me formar!)

2 comentários:

mafalda disse...

Oh MG!!

Sofia, mas que dizes tu?!

Ainda assim, gostei muito do texto. Parabéns! Acho que devias considerar também escrever uma coluna no MU ou na CABRA...

Quem sabe, né?

maf

Sandra disse...

sim é isso acho que a tua profissao é um atentado à natureza....lol n sejas hipocrita pa que tu tambem queres chegar a velha....ei mas tu ja tens 20 ja és kakakaka
beijinho*