terça-feira, julho 13, 2010

Eu sou a favor de levar mais saúde a todas as pessoas, de chegar aos sítios mais inóspitos, de aproximar os médicos aos pacientes, vejo a urgência de maior e melhor informação de saúde para a população, mas isto já me parece ser demais.

Através de um talk show como a Oprah não me parece estarmos propriamente a ajudar, mas sim a descredibilizar a profissão de médico, ainda para mais apresentando um dito cirurgião que tem mais de modelo e de "entertainer" do que de profissional.
Posso estar a ser mentecapta, mas não consigo levar uma pessoa destas a sério, e o
verdadeiro perigo desta suposta "informação para todos" é o evento da auto-medicação,
que muitas vezes pode ser mais perigosa do que a própria doença, se não tivermos em conta todo o historial genético, medicamentoso, psicológico, social e profissional do paciente.

Para além deste talk-show, este cirurgião cardiotorácico tem também vídeos de cirurgias (eu descobri uma reconstrução da válvula mitral) no youtube, e faz também uma "tour" chamada "Highway to Health" (mais uma vez, um nome totalmente profissional e que incute imensa confiança) num autocarro, parando em várias terras, onde faz consultas personalizadas a quem queira lá ir. Tudo isto num estilo aparatoso, à boa maneira americana, em que as consultas são "amazing", e o cenário é "amazing", e tanto se descredibiliza o doente como o médico.

O obectivo da profissão médica deve ser tratar e não vender.
A passagem por um "talk show" da televisão generalista americana, inserida na cultura tablóide e exagerada desta população remete-nos logo para o segundo, relegando o principal objectivo da profissão para segundo plano.

Vejam por vocês mesmos aqui:

2 comentários:

S. disse...

Descobri este programa no outro dia na sic mulher, é verdadeiramente degradante..

blue.star disse...

Eu descobri hoje e fiquei parva :S