sexta-feira, abril 27, 2012

aHospital de Braga proíbe cabelos "extravagantes" e saltos altos - JN

Hospital de Braga proíbe cabelos "extravagantes" e saltos altos - JN

Atirem-me pedras, mas eu concordo com o estabelecimento de regras quanto à indumentária dos funcionários. Quando se trabalha na área dos Serviços, parece-me a mim que tem lógica que haja uma maior preocupação com o que se veste na prestação dos cuidados, tanto mais que neste caso se trata de cuidados de saúde. Não querendo ir contra as liberdades individuais, não me choca que haja um código mínimo estabelecido quanto à roupa que se pode usar durante as horas de serviço. Agora não se pode é entrar em exageros, mas também não me parece que haja algum género de polícia, no hospital, de régua na mão a confirmar o tamanho dos saltos ou saias...

1 comentário:

Cerise Sauvage disse...

Desculpa mas estou com o BE nesta. Sim, devem existir determinadas regras, afinal é um local de trabalho e em algumas áreas (nomeadamente de atendimento ao público e prestação de serviços) requerem um maior cuidado. Mas uma coisa é um regulamento que visa uniformizar condutas, outra é um regulamento que claramente entra em confronto com direitos, liberdades e garantias. Parece-me mais o espelho da visão de uma pessoa (ou de um grupo de pessoas) do que deve ser a conduta dos funcionários, médicos e enfermeiros do que efectivamente um "código mínimo". Este tipo de regulamentos, da forma como estão redigidos choca-me bastante. Coisa diferente seria a implementação de uma farda (que assenta numa ideia de igualdade) ou apenas de algumas de regras, que tivessem sentido prático, como usar cabelo preso, não usar colares, brincos e pulseiras, não usar óculos de sol em cima da cabeça.. Na minha opinião, estas regras percebem-se tratando-se de um hospital/local de trabalho. Agora se eu prendo o cabelo com ganchos de bijutaria ou não, o que interessa isso? Que diferença faz se as meias de vidro são pretas, castanhas ou cor da pele? É um hospital, não é um escritório de advogados ou um tribunal, onde apesar de toda a formalidade, consegue haver uma maior liberdade na escolha da indumentária no que no Hospital de Braga. Mas isto é só a minha opinião ;) *

Ps. também não me parece que vá andar alguém, feito polícia, atento a esses pormenores e que o que se pretende seja um maior cuidado com a apresentação, mas é preciso algum cuidado também na forma como se estabelecem estas regras até porque podem ser fundamento de despedimento.